segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Quem são os Candonguêros?


*Texto: Chiquinho de Assis / Caricatura: Colega

Vandico

Wanderley Alexandre da Silva, o nosso Vandico é ouro-pretano da gema. Irmão do querido Pedro, “Pedro meu irmão” e companheiro-amado da doce Marlene “Lelex”, Vandico é um daqueles seres iluminados que marcam a cada dia o sentido da existência humana. Representante máximo da alegria existente no Pilar, de coração generoso, foi compositor de várias escolas de samba, além de ter imortalizado dezenas de canções na Charanga do Carlota. “Olha o carnaval já chegou / todo ano ele vem / todo ano ele vai [...]”.

Vandico é Compositor, Escritor e Pintor, sim senhor. (Dá samba hein ?!). Ou seja, cartooniza a cidade com suas letras, harmoniza a nossa memória com a sua escrita e transcreve a alma do lugar em suas pinturas.

Ah Vandico!!!!

Normex? Trex? Quem nunca ouviu esse som escorregadio, de impacto vibrante e de leituras múltiplas? E aqui agradeço a Vitor Godoy, Jorge Adílio, Itatiaia e Carlota, fidelíssimos amigos do mestre, o caminho apontado.

Meu caro Vandico, sem as suas músicas, o Candonguêro não teria a mesma euforia, fantasia e malícia carregada de sonho, “[...] muita gente sorrindo para não chorar [...]”.

Sonho? Ver seu boneco do Judas, junto ao Largo da Alegria cantando: “Minhocussu olalá como é que é / deixou para o povo uma banana São Tomé [...]”.


Vandico é Ouro Preto que faz o Carnaval.

Vandico é Candonguêro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário