Hoje temos cerca de 2.000 pessoas empregadas formalmente no turismo em Ouro Preto, número muito maior que, por exemplo, o da Novelis que já foi, num passado recente, o maior empregador da cidade. Esses números tratam-se de empregos formais, agora imaginem se calcularmos os números de empregos informais?
O turismo injeta na cidade em torno de R$ 150 milhões de reais por ano. Em 2011 a injeção calculada é a de aprox. R$ 180 milhões de reais.
A cidade conta com a melhor infra-estrura turística da região dos inconfidentes. Contamos com cerca de 5.000 leitos, 13 museus organizados; a maior oferta de bares, restaurantes, cafés, sorveterias, etc. Contamos com a Ass. de hotéis local (ABIH), uma instituição internacional de captação de eventos o CVB, dois grandes centros de convenções, dezenas de lojas de artesanato e de pedras preciosas. Parques naturais como o Itacolomy, Andorinhas, Horto Botânico, Tripui, Floresta Uaímii. Um calendário de eventos sólido que este ano se inicia com o Festival Diversão-Arte-Verão passando por Carnaval, Semana Santa, Festival de Cinema, Festival de Inverno, Festival de Jazz, Fórum das Letras entre outros eventos ocasionais.
Por isso resta colaborar com a mídia INFORMANDO que a cidade está viva e segue num planejamento de ações que visam contribuir sobremaneira para as atividades que hoje geram renda, trazem autoestima e qualificam milhares de ouro-pretanos. Ouro Preto está de portas abertas pra te receber!!!!