domingo, 15 de janeiro de 2012

O sol brilha em Ouro Preto, mas ninguém conta!!!!

O sol brilha na cidade Patrimônio Mundial e algumas perguntas me perseguem. Por que alguns meios de comunicação não pensam em mostrar o sol brilhando numa das cidades mais lindas do planeta? Em mostrar a vida se reestabelecendo? Os funcionários trabalhando aos domingos para desobstruir rapidamente as vias de acessos? Desalojados voltando para as suas casas? Rodadas de conversas e discussões visando ações planejadas de contenção de encostas e/ou remoção de famílias para aluguel social? Planejamento de moradias populares? Pois bem, o sensacionalismo reina nas múltiplas possibilidades que se encontraram para vender notícias sobre desastres humanos. Mas uma coisa fundamental, no caso das más notícias recentes de Ouro Preto, é que não levamos em consideração o que representa hoje o Turismo para a cidade.

Hoje temos cerca de 2.000 pessoas empregadas formalmente no turismo em Ouro Preto, número muito maior que, por exemplo, o da Novelis que já foi, num passado recente, o maior empregador da cidade. Esses números tratam-se de empregos formais, agora imaginem se calcularmos os números de empregos informais?

O turismo injeta na cidade em torno de R$ 150 milhões de reais por ano. Em 2011 a injeção calculada é a de aprox. R$ 180 milhões de reais.
A cidade conta com a melhor infra-estrura turística da região dos inconfidentes. Contamos com cerca de 5.000 leitos, 13 museus organizados; a maior oferta de bares, restaurantes, cafés, sorveterias, etc. Contamos com a Ass. de hotéis local (ABIH), uma instituição internacional de captação de eventos o CVB, dois grandes centros de convenções, dezenas de lojas de artesanato e de pedras preciosas. Parques naturais como o Itacolomy, Andorinhas, Horto Botânico, Tripui, Floresta Uaímii. Um calendário de eventos sólido que este ano se inicia com o Festival Diversão-Arte-Verão passando por Carnaval, Semana Santa, Festival de Cinema, Festival de Inverno, Festival de Jazz, Fórum das Letras entre outros eventos ocasionais.

No início de fevereiro a cidade vai sediar o seminário Patrimônio e Desenvolvimento Sustentável e também a reunião de representantes de todos os lugares considerados patrimônios mundiais da América do Sul. O seminário vai reunir 40 autoridades de todos os continentes com o objetivo de definir a contribuição da Unesco para a conferência Rio +20, que será realizado no Rio de Janeiro. Também estará em pauta debates sobre a preservação e valorização de áreas que são Patrimônio Cultural da Humanidade na América do Sul pela Unesco.
Por isso resta colaborar com a mídia INFORMANDO que a cidade está viva e segue num planejamento de ações que visam contribuir sobremaneira para as atividades que hoje geram renda, trazem autoestima e qualificam milhares de ouro-pretanos. Ouro Preto está de portas abertas pra te receber!!!!

3 comentários:

  1. Que bom que o sol voltou a brilhar. A vida pode assim retomar seu ritmo. Fico feliz aqui de longe.

    ResponderExcluir
  2. Caro amigo Chiquinho, você comentou o que a maioria dos empresários ligados a industria do turismo está sentindo agora. Está reestruturação das vias de acesso e todo empenho das equipes envolvidas.
    Agora temos que repensar como será daqui em diante, temos que ser firmes e empenhados nesta nova fase e desfazer ou melhor mostrar a todos que o acontecido foi uma fatalidade e não nutrir este pensamento que a cidade é "Uma bomba relógio" como algumas fontes noticiaram...
    " Meus amigo, meus inimigos salvemos Ouro Preto" já dizia o saudoso Manoel Bandeira

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a necessidade de se mostrar o que aconteceu, mas de enfatizar o que realmente interessa: a cultura e riqueza de Ouro Preto. Tomo liberdade pra falar, em nome da TV Inconfidentes, que estamos aí pra divulgar a cidade que se renova e que, apesar dos danos causados pela chuva, não perdeu e nunca perderá o encanto. Abraços, Carla Pedrosa.

    ResponderExcluir