segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Festival de Verão propõe viagem gastronômica pelos sabores das antigas vilas de Minas





Terá início na terça-feira, 17/01, a oficina Vilas de Minas Cozinha Adentro, na qual, durante três dias, receitas típicas do interior de Minas serão preparadas e experimentadas pelos participantes inscritos. A oficina integra a programação do I Festival Diversão, Arte e Verão promovido pela Prefeitura Municipal de Ouro Preto, Agência e Desenvolvimento Econômico e Social de Ouro Preto e Samarco Mineração S/A, encerrando as comemorações do ano do tricentenário de cidadania das primeiras vilas de Minas: Ouro Preto, Mariana e Sabará.

Uma parceria com o sistema Sesi/Fiemg, através da unidade móvel do Programa Cozinha Brasil - Alimentação Inteligente, possibilitou uma releitura para o preparo sustentável dessas receitas, com baixo custo e alto valor nutritivo, privilegiando o reaproveitamento de alimentos e a valorização de produtos locais.

A oficina é uma adaptação do projeto Ouro Preto Cozinha Adentro, de autoria da produtora Vânia Quintão. O projeto parte de um cenário que é referência dos mineiros: a cozinha é o local de encontro das famílias e amigos que vão entrando “cozinha adentro” para a conversa. A idéia é percorrer outras cidades de Minas, identificando e divulgando a riqueza da nossa gastronomia típica, promovendo a transmissão de saberes e fazeres culinários de forma a evidenciá-los como atrativo para o turismo e fomento para o desenvolvimento dessas cidades.

Com essa ação didático-pedagógica, a oficina tem como meta contribuir para elevar o nível de saúde e qualidade de vida da população, respeitando a diversidade regional e cultural e favorecendo o incremento da renda familiar.

A proposta

A oficina é gratuita e será realizada no período de 17 a 19 de janeiro. São três turmas com quarenta alunos, totalizando 120 vagas. O conteúdo inclui noções de higiene e reaproveitamento de alimentos, alimentação saudável e aulas práticas na unidade móvel Cozinha Brasil – Alimentação Inteligente, cuja ideologia do programa se afina com os objetivos do Cozinha Adentro, seja nas atividades piloto ou no projeto como um todo. Cada turma fará durante a oficina um total de quatro receitas diárias identificadas em pesquisa prévia. No final, os participantes receberão certificados do Sesi/FIEMG e um livro ilustrado com as receitas publicadas. As instrutoras da oficina são as nutricionistas do Programa Cozinha Brasil, do Sesi/Fiemg.

Com o objetivo de dar uma contribuição maior para a comunidade, algumas vagas foram reservadas para públicos específicos como vendedores ambulantes que atuarão no carnaval de Ouro Preto e cantineiras de escolas do município, para que sejam multiplicadores do conhecimento adquirido, colocando-o em prática no seu trabalho diário.

As inscrições estão sendo feitas no Anexo da Casa da Ópera durante o horário comercial até o primeiro dia da oficina. Os participantes devem ter idade superior a 16 anos. As aulas serão ministradas na unidade móvel do programa Cozinha Brasil que será instalada na Praça Tiradentes, próximo ao Anexo do Museu.


Nenhum comentário:

Postar um comentário