quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia Internacional contra a Homofobia


Hoje "17 de Maio" celebramos uma conquista no combate às diferenças. Hoje é o  Dia Internacional contra a Homofobia (em inglês: International Day Against Homophobia). A data de 17 de maio foi escolhida devido a um fato histórico importante.

Entre os anos de 1948 a 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificava a homossexualidade como um “transtorno mental”. Veja bem... Em 17 de Maio de 1990, a Assembléia Geral da OMS aprovou a retirada do Código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. Logo, a partir da exclusão da Homossexualidade da  Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) esta data, 17 de maio, passa a ser oficialmente declarada como o Dia Internacional Contra a Homofobia.
A título de reflexão é interessante considerarmos que a homofobia está longe de ser um problema que afeta apenas a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, transexuais e transgênicos),  ela é um problema que vitima também familiares, amigos, colegas de trabalho, a SOCIEDADE. Quantas pessoas temem, por exemplo, manifestar carinho para com aquele que se declara... 
Ora... é a partir de uma ação contra o preconceito e um olhar de respeito às diferenças que poderemos repensar e viver de forma afirmativa uma sociedade legítima. Assim, consolidando um importante passo no processo de afirmação de um estado Democrático de Direito. Um Direito amplo, Diverso, Universal nos seus “devires”.