quinta-feira, 17 de maio de 2012

Dia Internacional contra a Homofobia


Hoje "17 de Maio" celebramos uma conquista no combate às diferenças. Hoje é o  Dia Internacional contra a Homofobia (em inglês: International Day Against Homophobia). A data de 17 de maio foi escolhida devido a um fato histórico importante.

Entre os anos de 1948 a 1990, a Organização Mundial de Saúde (OMS) classificava a homossexualidade como um “transtorno mental”. Veja bem... Em 17 de Maio de 1990, a Assembléia Geral da OMS aprovou a retirada do Código 302.0 (Homossexualidade) da Classificação Internacional de Doenças, declarando que “a homossexualidade não constitui doença, nem distúrbio e nem perversão”. Logo, a partir da exclusão da Homossexualidade da  Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) esta data, 17 de maio, passa a ser oficialmente declarada como o Dia Internacional Contra a Homofobia.
A título de reflexão é interessante considerarmos que a homofobia está longe de ser um problema que afeta apenas a população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, transexuais e transgênicos),  ela é um problema que vitima também familiares, amigos, colegas de trabalho, a SOCIEDADE. Quantas pessoas temem, por exemplo, manifestar carinho para com aquele que se declara... 
Ora... é a partir de uma ação contra o preconceito e um olhar de respeito às diferenças que poderemos repensar e viver de forma afirmativa uma sociedade legítima. Assim, consolidando um importante passo no processo de afirmação de um estado Democrático de Direito. Um Direito amplo, Diverso, Universal nos seus “devires”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário