segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Casa de Marília

Observando estas duas fotos - Acervo Luiz Fontana IFAC/UFOP  - ambas retiradas na década de 1920, percebemos:
- o antigo casarão da musa árcade Maria Doroteia Joaquina de Seixas, a Marília de Dirceu,
- Escola Normal de Ouro Preto construída em mesmo local.
O casarão, da primeira foto, talvez já houvesse passado por transformações ao longo dos anos, mas, sem dúvida, trazia em si importantes referências a cerca da memória da ilustre musa da inconfidência, considerada por alguns a "Julieta dos Trópicos", falecida em 10-02-1853. Quase 70 anos após a sua morte sua casa é demolida e ali erguida a Escola Normal de Ouro Preto.
Segue abaixo importante reflexão do Dr. João Velloso 1860-1954 em livro publicado por seu filho João Velloso Filho em 1984. Nesta publicação há um tópico “Casa de Marília” onde o ilustre senhor – prefeito de Ouro Preto de 1931 a 1936 - fala do quão importante para a memória da cidade teria sido a salvação daquele casarão.
“A Casa de Marília de Dirceu esteve, por muitos anos ocupada pelos frades holandeses, da Ordem de São Francisco de Assis. Muito bem conservada, permaneceu através dos anos.
Com a saída dos ilustres ocupantes, passou a sofrer danos impostos pelo correr dos anos, até que o estado determinou sua demolição, para que, no seu lugar, fosse construído o prédio, onde se instalaria a escola Normal, o que ocorreu.
O executivo municipal, sem recursos materiais, nada fez para salvar a bela Casa de Marília, que situada no centro de enorme terreno, não demandaria ser sacrificada, para as obras da Escola Normal.
Foi uma pena, que será mesmo sentida pelas gerações a fora.
Faltava compreensão à época do valor do nosso patrimônio histórico e artístico.”

2 comentários:

  1. Muito legal suas postagens por aqui.. é legal pra gente, que é de fora, ter noção dessas histórias de Ouro Preto.

    Vou indicar o blog pro pessoal da minha turma na Museologia.

    beijos.

    ResponderExcluir
  2. Na Foto 2, onde hoje é a "Terceira", não tinha nada ...

    ResponderExcluir