sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

O Veloso e seus ricos segredos de Vila Rica


A serra do Veloso, bairro na entrada da cidade de Ouro Preto, é assim denominada por ter ali existido um rico explorador de ouro denominado Coronel Veloso. Esta serra guarda muitos segredos e riquezas arqueológicas que indicam caminhos, memórias, ciência, técnica e genialidade dos mestres escravos africanos.
Esta semana o Reservatório III - Reservatório Padre José Rocha Filgueiras, uma homenagem ao saudoso Padre Rocha - localizado na parte baixa do bairro, trouxe para muitos a supresa de uma linda Mina do século XVIII adornada com um portal em "tijolo à vista" de fins do séc XIX. Como se não bastasse, foi também revelado ali um chafariz que data de 1890 a poucos metros da Mina.
Surpresa para uns, lembranças para outros.

Essa mina e esse chafariz fizeram parte da vida de centenas de ouro-pretanos que até meados do século XX utilizavam da água destes dois importantes monumentos.
Construídos provavelmente quando do início do processo de captação da água da cidade por volta de 1890, essa mina, ao que tudo indica, passou a alimentar o reservatório III e também a conduzir água para a chácara da Água limpa (antiga casa dos Artistas, hoje Caps) de propriedade do Dr. Diogo de Vasconcellos, que à época era o presidente da Câmara de Vereadores de Ouro Preto. O Chafariz, que confirma a data, foi utilizado durante anos como meio de prover aos moradores da região água potável de fácil acesso, sem necessidade de adentrar ao reservatório ou à Mina para tanto. Anos mais tarde, o governo municipal resolve interromper a água deste chafariz e iniciar o processo de um poço artesiano conduzindo a água do chafariz para a captação. A esta época, meu querido pai trabalhava como manobrista neste reservatório, o que me levou lágrimas aos olhos, pois retornar ali e ver aquela Mina, era retornar à minha infância que havia sido recoberta por terra.
Sim. Recoberta por terra...
Quando dos deslizamentos de 1979 toda aquela região se viu aterrada e por tanto, muitos outros segredos podem ainda estar por ali. Hoje , em visita ao local, vários assuntos foram debatidos, dentre eles, o da necessidade de um laudo geológico para limpeza do local e a possível criação, neste sítio, de um museu da água. Um museu que contaria um pouco da história da captação e distribuição deste bem tão precioso e farto naquela região.
Cabe aqui agradecer aos moradores, que compareceram no local, cientes da importância histórica e cultural da redescoberta da mina e do chafariz. Agradecer também aos funcionários do Semae que com todo o zelo permanecem responsáveis pela gestão e distribuição do líquido da vida, agora repleto de memórias coloniais!!!!



11 comentários:

  1. É triste ver que a redescoberta de um patrimônio tão rico não tenha tanta repercussão na mídia quanto as tragedias.

    ResponderExcluir
  2. É triste ver que a redescoberta de um patrimônio tão rico não tenha tanta repercussão na mídia quanto as tragedias.[2]

    ResponderExcluir
  3. É muito linda!!!
    Mãe me disse que usou muita água desse chafariz, ela lembra direitinho dessa mina!
    Mais uma riqueza do nosso querido bairro!

    ResponderExcluir
  4. A assessoria de comunicação da prefeitura deve realizar um release e mandar para a toda a mídia nacional.....

    ResponderExcluir
  5. Oi Chiquinho, notícia muito boa e interessante. O Morro do Veloso guarda muita história do ciclo do ouro representado pelos mundéus, canais de água, galerias e patamares de lavra (tipo Serra Pelada) Um abraço prá você.

    ResponderExcluir
  6. Ouro Preto é um sítio arqueológico ainda não totalmente explorado. Que bela descoberta, Chiquinho. Quero visitar esse local.

    ResponderExcluir
  7. ... pois é as chuvas também trazem boas notícias...

    ResponderExcluir
  8. Uau que interessante, vou ver se visito este lugar este final de semana

    ResponderExcluir
  9. Pois é, nem td está perdido, uma grande redescoberta pra história de OP.

    ResponderExcluir
  10. FERNANDA VELLOSO,fico feliz que através de postagens como essa posso conhecer um pouco mais sobre a história de minha família e saber como e de que maneiras contribuiram para a cidade de Ouro Preto.

    ResponderExcluir
  11. pena que a prefeitura local não resgata o nome da familia dando um destaque merecido a ela
    joão velloso netto

    ResponderExcluir