sexta-feira, 1 de novembro de 2013

Sinos anunciam Finados

Hoje, 01 de Novembro, Dia de Todos os Santos, os sinos de Ouro Preto, por tradição de fé, anunciam finados. Em toques lúgubres que acontecem às 15h, 18h e 21h.
É costume na cidade que todas as torres façam o "Sinal Fúnebre" e "Dobrem" seus sinos.
Em 1964 a saudosa Dra. Eponina Ruas, falando sobre a história de Ouro Preto, narrou sobre esse
toque:

"Os sinos, todos eles, tocavam initerruptamente, durante todo o dia.Os Sacristãos,obedecendo a ordens superiores, tomavam nas torres,nesse dia, suas refeições, pois que dali não podiam se afastar. Dobravam os sinos, a finados, e o seu bimbalhar, por horas a fio, trazia atordoamento àqueles que eram obrigados a ouvi-los. Falar-se, naturalmente, nesse dia, manter-se uma conversação amena, eram coisas impossíveis, pois que o dobre seguido dos grandes e pequenos sinos, impossibilitava qualquer entretenimento nesse sentido. Felizmente, com o perpassar dos tempos, modificou-se, profundamente, o antigo hábito que somente, ainda, resta nos breves dobres da 12,15 e 18 horas de 1º de novembro."(in: Ruas, Eponina.Ouro Preto,sua história,seus templos e monumentos.págs.212-213.3ª. edição.Ed do Autor.Minas Gerais.1964)
Hoje, felizmente, podemos rememorar essa tradição. 
Aqui parabenizo os sineiros de Ouro Preto que tem se dedicado à manutenção dessa prática milenar no mundo. Especificamente no Brasil temos os Sinos de Minas Gerais registrados como Patrimônio Imaterial Brasileiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário