Hoje, 01 de Novembro, Dia de Todos os Santos, os sinos de Ouro Preto, por tradição de fé, anunciam finados. Em toques lúgubres que acontecem às 15h, 18h e 21h.
É costume na cidade que todas as torres façam o "Sinal Fúnebre" e "Dobrem" seus sinos.
Em 1964 a saudosa Dra. Eponina Ruas, falando sobre a história de Ouro Preto, narrou sobre esse
toque:"Os sinos, todos eles, tocavam initerruptamente, durante todo o dia.Os Sacristãos,obedecendo a ordens superiores, tomavam nas torres,nesse dia, suas refeições, pois que dali não podiam se afastar. Dobravam os sinos, a finados, e o seu bimbalhar, por horas a fio, trazia atordoamento àqueles que eram obrigados a ouvi-los. Falar-se, naturalmente, nesse dia, manter-se uma conversação amena, eram coisas impossíveis, pois que o dobre seguido dos grandes e pequenos sinos, impossibilitava qualquer entretenimento nesse sentido. Felizmente, com o perpassar dos tempos, modificou-se, profundamente, o antigo hábito que somente, ainda, resta nos breves dobres da 12,15 e 18 horas de 1º de novembro."(in: Ruas, Eponina.Ouro Preto,sua história,seus templos e monumentos.págs.212-213.3ª. edição.Ed do Autor.Minas Gerais.1964)
Hoje, felizmente, podemos rememorar essa tradição.
Aqui parabenizo os sineiros de Ouro Preto que tem se dedicado à manutenção dessa prática milenar no mundo. Especificamente no Brasil temos os Sinos de Minas Gerais registrados como Patrimônio Imaterial Brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário