sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Heróis x Palácio da Injustiça


Chiquinho de Assis

Espantem-se! A mostra "Heróis", do fotógrafo Luiz Garrido foi barrada na Câmara dos deputados. E olha que a exposição não se chamava CPMI da...

Bastou que uma das fotos da exposição trouxesse a transformista Rogéria – de APENAS camisa e gravata – para que um enorme rebuliço fosse criado em torno da moral e da ética. Uma das alegações da casa era a de que a proibição se dava com base no estatuto da criança e do adolescente, que defende a inviolabilidade da integridade física e moral das crianças. Surpreendente! Com que objetividade o estatuto foi levado ao pé da letra, não acham? No entanto o tiro saiu pela culatra... A censura foi tão comentada na Internet, que qualquer menor que acesse os nossos sites de informação irão se defrontar com a tal foto proibida. Mas o que há de novo? Dia após dia as milionárias novelas nacionais trazem cenas muito mais calientes que a tal foto, e essas cenas distribuídas aos milhões de televisores nacionais sem sequer pedir licença aos telespectadores.

Mas no Congresso? NÃO....

Contudo, havia nesta exposição uma leitura inusitada de diversos outros nomes da cena nacional. O arquiteto Oscar Niemeyer, o sociólogo Betinho, o ex-presidente Fernando Collor, o senador Antônio Carlos Magalhães, o técnico Zagallo, ou seja, a temática não era transformista, nem, tampouco, sexual. Ora, até o presidente Lula – que aparece em uma imagem fumando um charuto – e o deputado Fernando Gabeira – de paletó, gravata, short e chinelo – aparecem na exposição. Diante de todos esses nomes contemplados a proibição deve-se somente ao fato/foto da Roberta?

Mistérios....

E o que diz a casa?

Em nota, divulgaram que o Congresso “não é espaço apropriado para exposições que possam gerar constrangimentos de qualquer natureza".

Vocês acreditam?

Os aumentos indevidos de salário, os escândalos rotineiros, os conchavos inescrupulosos, as arapongagens eleitoreiras, não nos constrangem? Rsrsrs.

Mas há um prêmio de consolação, a curadora, Karla Osório Netto, poderia colocar a foto de Rogéria dentro de uma cabine, isolada das demais. Kkkkkkkkkkkkkkk...

Como ela se recusou, decretaram:

– Cancelada!

Pois é, a exposição que seria de 11 dias foi cancelada. Local? “Salão Negro” da Câmara dos Deputados. Com isso sugerimos uma série de novos possíveis nomes ao Salão: “Salão da Vergonha”, “Salão Nada A Ver”, “Salão Mostra Não”...

Diante deste gesto retrógrado, podemos nos remediar com o fato de que a exposição ganhou uma grande assessoria de imprensa conquistada às custas da repudia a este ato censor de uma casa que é alvo dos questionamentos e da incredibilidade por grande parte da nação brasileira.

Enquanto isso no Palácio da Injustiça...

Nenhum comentário:

Postar um comentário