segunda-feira, 17 de março de 2008

Atenção: Trânsito, Pontes, Ruas, ...


*Foto: Chiquinho de Assis


“Lá vem o Brasil descendo a ladeira [...]”

Ah Ouro Preto, que tristeza...

Pois foi assim. A luta diária da D. Ivone – mulher do Antônio, filho do seu Zé Pobre, lá do São Cristóvão – como acabou? Numa parede da Rua das Flores, com o povo ali, vendo uma pobre senhora, mãe, vítima, agonizando em busca de socorro. Um socorro agonizante que Ouro Preto também pede, grita, chora, e além de tudo, tendo que conviver com essas acidentais desgraças pressagiadas há anos e anos. E mais uma vez a cidade se solidariza, chora, se comove, se indigna, mas e depois? Aberto o sinal, uns e outros com mais outros começam a correr, deslizar, bater e arrombar. Paredes, portas, janelas, trilhos, ruas, ladrilhos, passeios, ruas e escadinhas.

Dias contados? Que medo!!! Que Urucubaca!!!

Há poucos anos um recado foi dado, a capela-passo de Antônio Dias quase se foi na trombada de um ônibus. Como se fosse moda, o chafariz do Pilar por pouco não foi embora na carroceria de um caminhão, e olha que caminhões insistiram. Recentemente, numa mesma semana, três fatos deixaram a cidade preocupada. Na rua da Escadinha um Scort deslizou indo parar nas escadinhas, parte da rua destinada aos pedestres. Num outro dia um caminhão de alimentos desce, sem controle, pela Rua das Flores deixando vítimas, uma fatal. Ainda atordoados com tais acontecimentos, moradores da Rua do Jibu, como que num filme alienígena, puderam ver carros voando e adentrando parede pau-a-pique na calada da noite. Meu Deus, três avisos em sincronia com o que todos nós sabemos. E como dizem os antigos “o pior cego é aquele que não quer enxergar”. E por falar em enxergar, reflitamos...

A conturbada situação a que foram submetidos os moradores da região de Santa Rita, Chapada, Salto, Lavras Novas, e arredores da Estrada Real não serviu de aviso aos gestores do trânsito urbano do município. Por que? Ora, se as pontes seculares da Estrada Real foram interditadas ao trânsito de ônibus e caminhões por risco de desabamento, não é evidente que a Ponte Seca, também secular, corre o mesmo risco? Irá suportar, a referida Ponte, o trânsito cotidiano dos ônibus lotação da cidade? Outro dia, andando lá pelas bandas do Pilar escutei dois senhores, aqui chamados de Jão e Tonin, conversando:

Tonin: – Ô Jão, assim não dá. Vê só esses ônibus passando dessa forma aqui nessa ponte. O negócio foi reformado outro dia, mas a estrutura não vai agüentar, vai cair Jão.

Jão: – Ah, mas é trânsito experimental sô, você não vê a Ponte do Antônio Dias, a Ponte da Rua São José, nelas todas passam ônibus, e elas caíram? Caíram não, sô.

Tonin: – É mesmo Jão. Você tem razão, inclusive na Ponte da Rua São José vai até começar a passar gente lá embaixo com essa história do Horto Botânico.

Jão: É sô. O trem é seguro mesmo!

Tonin: – Mas e nós que caminhamos aqui pela Conselheiro Santana? Agora vamos ter que nos espremer nos muros e passeios pros ônibus passarem?

Jão: – Calma Jão,

Tonin: Parece até que eles estão experimentando se a ponte ficou boa e se o casario do Pilar é resistente!

Jão: – Mas é em fase experimental, Tonin.

Tonin: – Experimental? Brincadeira, né não? Ouro Preto, dizem que é cidade tombada, agora também é experimental? Não posso crer.

Jão: – Mas é pra ajudar Tonin, é um momento experimental, sô...

Tonin: – Ô Jão, acabou que a gente está aqui conversando e eu não estou entendendo é nada.

Jão: – Calma Tonin.

Tonin: – Calma? Depois dessa conversa, eu tô é com vontade de levantar um muro experimental aqui em casa. E sem consultar ninguém. Só pra não ter que ficar assistindo essas lambanças. Pra não ter que ver as pessoas inventando esses trem de “gestão experimental”.

Jão: – Calma sô!

Tonin: – Mas o que você acha do muro?

Jão: – Você é doido Tonin?

Tonin: – Como assim?

Jão: – Você acha que é assim?

Tonin: – Como?

Jão: – Você não pode fazer assim não, meu filho! Você tem que pedir licença. Chamar um profissional pra fazer um projeto, aprovar o projeto da obra. Uai!

Jão: – É, Tonin?

Tonin: É sô. O que você está pensando? A cidade é tombada, mas isso não significa que a cidade tem que tombar, a casa tem que tombar, o caminhão tem tombar, não é não?

Jão: – Será?

Ecos que podem parecer fantasiosos, mas que sobrevoam a cabeça do ouro-pretano que, atordoado, quer ver a sua cidade bem, pois a ama e em vários momentos se vê sem saber o que fazer com as mudanças legais que saem daqui, dali d’acolá. Será que não seria o momento de investirmos numa educação patrimonial que entenda Ouro Preto como uma cidade repleta de particularidades, mas viva? O patrimônio também está nas pessoas do lugar, na sabedoria de um povo que aqui vive e que quer, a todo o tempo, se sentir inserido em um processo transparente e participativo. Participativo não só no que diz respeito ao “cumpra-se”, mas ao “pensemos”, “façamos”, e “zelemos” juntos.

Voltando a um ditado antigo: “Enquanto tem platéia, tem palhaço”. Viva a grande sabedoria mineira. A mineiridade, a prudência pra fazer e a coragem de falar, mesmo que nas entrelinhas. Esta é a nossa “via”. A via do “por sentido no atento”.

5 comentários:

  1. Grande Chiquinho! Muito bom! Nunca escrevi nada a respeito de Ouro Preto, seu post me fez pensar nisso e em tudo o que vc disse. Nossa cidade precisa ser cuidada (e as pessoas que nela vivem) e com certa urgência. Grande texto, com grandes idéias.

    ResponderExcluir
  2. NOssa, grande Chico, estamos em perfeita sintonia. Organizei um abaixo-assinado que está rodando o Pilar, alegando tudo o que você disse e pedindo -pelo amor de Deus- que tirem o trânsito pesado da Ponte Seca e da Cons. Santana. Se quiser assiná-lo, está no Posto Ferrari. Vamos entregá-lo esta semana ao nosso alcaide, que colocou placas por aí dizendo que a gestão é participativa (Hummmmm, tô sabendo). Quanto ao trabalho conjunto sobre ed. Patrimonial, tenho uma idéia de que vai gostar. Conversemos!!! Adorei o blog e estarei sempre por aqui! Cláudia

    ResponderExcluir
  3. Talento... com as palavras...sem usar os instrumentos sonoros, tão poéticos na sua maestria , ousa agora abusar... dos teclados impulsionados por sua inspiração. Pobres mortais, os que não acreditaram em seu Brilho. Suas teclas... vai acordar os "Puritanos Falantes" e os "Acorrentados Mudos", nesta cidade que o passado tenta engolir, qualquer migalha do futuro. Chiquinho "uns" fazem o caos... outros o acendem. Fico aqui...unindo meus fragmentos ouro-pretano: pedestre, usuário do ônibus , do táxi, do estacionamento e sendo o morador de uma rua movimentada. A comunidade tem que pensar no todo... tem muita gente querendo "só sossego" .... Temos que sermos transitáveis, não estacionarmos no nosso egoísmo, querer sem razoes pessoais, o bem da comunidade na sua "totalidade", não o "eu" que sou morador de uma única rua, a vida germina na cidade, que cresceu assustadoramente nos últimos anos, tudo tem que mudar... para a totalidade da comunidade. Parabéns por disponibilizar... mais um de seus talentos, com a maior comunidade a "internet". Volto Sempre.

    ResponderExcluir
  4. Oi Chiquinho, estou passando aqui pra falar que li seu artigo no site de Ouro Preto e estou divulgando por email para as pessoas que eu conheço. Eu coloquei a autoria e a fonte de onde eu tirei o artigo, pois, afinal os créditos são seus.
    Acho um absurdo o trânsito de Ouro Preto, minha mãe disse que quando ela era mais nova era comum ir à rua da Escadinha para ver os carros derrapando na descida...
    Já tem muito tempo que a coisa está feia e quase ninguém faz nada vamos ver se agora a comunidade acorda!
    Conte comigo!

    Olga Penna

    ResponderExcluir
  5. Chiquinho,
    Gostei da sua abordagem, espero que esta batalha ainda gere muitos resultados.
    Edgar Gastón jacobs

    ResponderExcluir