segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Notícias da Segunda-Feira (17/10) na França
Ainda não havia raiado o sol, quando sob uma chuva fria e fina seguíamos para a tão esperada: "Journée dans Le Triève" (o dia em Trieve).
Triève é um território rural da Região de Isère. Ao chegar lá, com o dia amanhecendo, percebemos o gelo no alto dos alpes e a similaridade que essa região tem com os nossos distritos. Me lembrou muito a Chapada e Lavras Novas. 
Fomos até a comunidade de Percy. Local em que encontramos uma igrejamedieval cercada por casarões de grossas pedras e um auditório onde nos esperava o prefeito (maire) da comunidade, M. Guillaume Gontard, acompanhado do responsável pelo Serviço Cultural, M. Fabrice Guillen. Eles nos apresentaram o território e nos falaram sobre a política cultural e os equipamentos da região. Impressionante. Uma comunidade com 168 habitantes que vivem do comércio de pequenos animais, do vinho, do leite, cereais, e que conta com uma biblioteca (que funciona em rede com outras 28 comunidades), uma midiateca, uma igreja (para casamentos e concertos), restaurantes, cafés e dezenas de festivais ao logo do ano. Tudo isso financiado pela Metrópole de Grenoble, Vila de Grenoble, a comuna de Triéve e recursos privados. Como por exemplo, dos moradores que contribuem com 15 euros por ano para ter acesso à biblioteca. Com o investimento dos artistas visitantes, do público presente aos eventos, etc

Depois de uma visita aos equipamentos existentes, ali almoçamos produtos da terra e fomos até ao antigo Monastério de Percy onde fomos recebidos no "Poulailler" (Poleiro) um pequeno teatro de propriedade de uma família de artistas que ali executa o papel de um dos principais atrativos culturais num teatro/cine com capacidade para 50 espectadores. Ouvimos os coordenadores do espaço, principalmente o ator M. Gilles Bouvier e, em seguida, a atriz italiana que está com um trabalho de residência na região, Mme. Roberta Giulio. 
Um dos fatos que mais nos chamou a atenção é a força do empreendedorismo local, onde os artistas criaram uma caixa cênica, organizam, captam e gerem os seus projetos, trazem artistas convidados e mantêm uma agenda de apresentações, a cada fim de semana, com ingressos pagos a cerca de 10 euros. Volto a dizer, numa pequena Vila Rural do interior da França. 
Era fim de tarde... Depois dessa troca de experiências partimos em direção à Grenoble observando o gelo, que aos poucos, aumentava no topo dos Alpes. Uma cena sublime, mas que tirando a neve e as construções medievais, lembra as nossas montanhas de Minas e a neblina que envolve a Chapada e a Lavras Novas de Ouro Preto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário