domingo, 16 de outubro de 2016


Notícias da sexta-feira na França...

Na manhã chuvosa pegamos o trem na Place du Verdun em direção à Echirolles onde fomos conhecer a estrutura da "Maison de La Culture" (Casa da Cultura). Já na saída uma reflexão. 
- Grenoble é centenas de anos mais velha que a nossa Ouro Preto e os seus casarões medievais convivem com trens que oferecem mobilidade, conforto e segurança aos moradores e visitantes.... (voltemos) - 
Na Maison, fomos recebidos pelo diretor, M. Jean Paul Angot. Em seguida, tivemos uma aula/visita com o competente M. Jean-Luc Thorant diretor técnico da casa, que se dispôs a ir ao Brasil falar cena francesa aos nossos diretores de Casas de Espetáculos. Com muita propriedade ele nos falou sobre a Casa da Cultura e a cena nacional a partir do estabelecimento do projeto MC2, que é um segundo momento de ação da Maison de la Culture. Incrível a estrutura da Casa. 2 Grandes Teatros com mais de 1000 lugares, Auditórios, Salas de ensaio, Sala de Exposicao, Café, Restaurante... tudo em um só lugar, cercado pelo verde e por acessibilidade de todas as formas. Uma grande lição. 
Em seguida fomos ao teatro L'Espace 600 assistir uma aula com a diretora do Projeto, Teatro Juvenil, Mme. Lucie Duriez, cujo tema da aula foi: "Fazer viver o Teatro Juvenil". Vimos ali uma experiência compartilhada por jovens de toda a região num magnífico teatro com uma viva produção financiada por recursos públicos da Vila, da Metrópole e do Ministério da Cultura. 
Em seguida fomos à Biblioteca Municipal de Grenoble onde tivemos uma aula com o M. Jean-Marc Vidal, responsável pelas grandes coleções das bibliotecas de Grenoble. Percebemos o quão é eficaz o sistema em rede do acervo e a grande acessibilidade aos sócios da bibliotecas por meios eletrônicos. Grande parte do acervo já pode ser consultado via internet. Outro ponto fabuloso são os recursos para acesso às obras presentes na biblioteca, além é claro da completa acessibilidade a todo o equipamento cultural. Um fato que nos chamou a atenção é o de que a biblioteca, com mais de 3 pavimentos com sala de exposição, de conferência, estudos e as coleções, está dentro de uma galeria de lojas. Um shopping. Interessante estratégia de atingir o público de uma forma geral. 
Seguimos aqui em busca...

Nenhum comentário:

Postar um comentário