quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Seguimos nossas atividades na França. Na última quarta tivemos 2 aulas sublimes mim antigo convento no alto da montanha de Grenoble o "Montée de Chalemont" la hoje se encontra o Musée Dauphinois. No caminho, além da bela paisagem, o exemplo de lixeiras sustentáveis usadas pelos moradores, onde apenas se troca o saco para a brigar os resíduos, mantendo a borda da lixeira como um local de encaixe. 

A primeira aula foi com a Secretaria de Cultura ELEITA de Lyon, Mme. Pascale Bonniel Charlier, que fez um excelente trabalho colocando Lyon como referência nacional no cenário cultural Frances. O tema da sul foi: "O papel e a função do eleito para a cultura".
Por coincidência, ela é do PARTIDO VERDE Francês, satisfação.
Em seguida, ouvimos o M. Jean Guibal, conservador e chefe do referido museu, com a seguinte aula: "A política do Patrimônio tendo em conta a diversidade cultural". Uma aula esplêndida com direito a um passeio guiado pelo museu. Os colegas africanos colocaram questões polêmicas com relação à atuação da unesco frente aos bens tombados na África. Boa reflexão.
No fim do dia o cenário magnífico das montanhas do Monte Chalemont, observando os teleféricos atravessando a montanha e sonhando com o dia em que Ouro Preto terá os seus.
Era dia da Padroeira do Brasil, rezei lembrei de minhas crianças, a saudade bateu...
Saudade de todos aí...


Nenhum comentário:

Postar um comentário